O nome "caleidoscópio" deriva das palavras gregas kalos = belo, bonito; eidos = imagem, figura; e scopeo = olhar (para), observar.
É uma alusão do que veremos aqui! ARTE. Nas suas mais diferenciadas faces. Afinal, o que é a arte senão tudo o que é belo?

terça-feira, 24 de abril de 2012

A dor e paixão de Frida Kahlo

Dia desses assisti "Frida", filme baseado na biografia da pintora mexicana Frida Kahlo (com Salma Hayek como protagonista e Alfred Molina no papel de Diego Rivera).

Frida - o filme

O filme retrata sua vida desde a adolescência, quando sofre um terrível acidente de bonde que a deixa por meses entre a vida e a morte (o parachoque de um dos veículos atravessou sua pélvis causando uma grande hemorragia e danos na coluna).
Foi durante os meses em que ficou hospitalizada que Frida começou a pintar, improvisando com um cavalete em sua cama de hospital.
Mesmo passando por diversas cirurgias e uso de coletes ortopédicos quase que sua vida toda, Frida conviveu com dores pelo corpo até o dia da sua morte.

A Coluna Partida - uma das suas obras mais expressivas
 
Mas esse não foi o seu maior sofrimento. Frida define sua intensa relação com o também pintor Diego Rivera (com quem se casou aos 22 anos) com a seguinte frase: "Houve dois grandes acidentes na minha vida: o bonde e Diego. Diego sem dúvida foi o pior deles."


Frida e Diego

O acidente, a arte, o comunismo, a paixão por Diego, as brigas (com o mesmo), o fato de não poder ter filhos, os casos, as traíções, a separação, a reconciliação... A vida de Frida foi marcada por um turbilhão de fatos e emoções, o que influenciou todas as suas obras: "Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade."

O Hospital Henry Ford ou A cama voadora

 Frida morreu em 1954 vítima de uma forte pneumonia. 
"Espero que minha partida seja feliz, e espero nunca mais regressar." foi a última frase escrita em seu diário. 

História forte, verdadeira! Filme belíssimo! 
Só pecaram no idioma original: em inglês!?!?!

Fonte: Obvious

terça-feira, 10 de abril de 2012

Campanha divertida: 64 anos do MASP

Muita gente acha um tédio ir a museus!
Principalmente no Brasil! As pessoas não têm esse hábito.
Então que se viu a necessidade de usar uma linguagem diferente e descontraída para chamar a atenção das pessoas para esses espaços!
A campanha publicitária feita pela Agência DM9 para o aniversário de 64 anos do MASP criou histórias (tiras) feitas com imagens das obras de arte, para convidar as pessoas a visitarem o museu.






Genial, não!?

Fonte: obviousmag.org
           Job Maldito

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Memorial da Resistência

Uma pequena amostra do que foram os "anos de chumbo" da ditadura militar pode ser vista no prédio do antigo DOPS - Departamento de Ordem Política e Social, na Estação Pinacoteca.


O DOPS abre as portas das sombrias celas onde foram torturados e mortos muitos presos políticos por suas idéias "subversivas", para expor fotos, letras de músicas censuradas, documentos e outras lembranças.
Um lado da história do país que pouca gente conhece e que teve muita importância na luta pela reafirmação da democracia no Brasil.
Apesar da reforma das celas (criticada por ex-presos políticos por apagar registros importantes) elas ainda guardam uma "energia" pesada.
Uma página da história do nosso país que jamais será esquecida! 


  

Além da exposição permanente há também exposições temporárias, como a atual "Apolonio de Carvalho, a tragetória e um libertário" (até 1 de julho).
Estação Pinacoteca - SP
Memorial da Resistência

Largo General Osório 66 – Luz
Próximo a estação Júlio Prestes
GRÁTIS!
 
Fonte: pinacoteca.org
          memorialdaresistenciasp.org
          Catraca Livre